Golfinho de espécie ameaçada é encontrado morto na beira-mar de Laguna
Por ECX Online
Um golfinho da Tursiops truncatus gephyreus foi encontrado morto na Praia do Gi, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (15). O animal era uma fêmea adulta, com três metros de comprimento e pesando 280 quilos. Também conhecido como boto-pescador, o cetáceo era conhecido por moradores da cidade.
Segundo o Laboratório de Zoologia (LabZoo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o animal fazia parte da fotoidentificação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O golfinho era registrado como indivíduo número 52 e, após resgate, foi encaminhado para necropsia.
Em nota, o LabZoo informou que a população de botos-pescadores de Laguna é considerada ameaçada. Estes cetáceos habitam as regiões estuarinas da Lagoa Santo Antônio dos Anjos e seu entorno.
— Embora este indivíduo não estivesse entre os mais ativos na tradicional pesca cooperativa com os pescadores da região, era conhecido por interagir com outros botos engajados na atividade. Sua morte representa não apenas a perda de um exemplar reprodutivo, mas também mais um alerta sobre as condições ambientais que afetam diretamente a saúde desses cetáceos — escreveu o LabZoo da Udesc.
Causas da morte
Durante avaliação preliminar foram identificados sinais de pneumonia e septicemia, que é uma infecção generalizada causada por agentes infecciosos na corrente sanguínea, podendo levar à falência de múltiplos órgãos. Este fator deve ter sido responsável por debilitar o animal e resultar no seu encalhe
Exames apontaram sinais de idade avançada, como desgaste acentuado dos dentes e múltiplas cicatrizes ovarianas, que evidenciam ciclos reprodutivos anteriores. O animal também apresentava lesões compatíveis com lobomicose, infecção fúngica causada pela exposição prolongada a ambientes aquáticos contaminados.
Esse tipo de infecção, aliado à doenças sistêmicas como a septicemia, está frequentemente relacionado a ambientes degradados, onde há acúmulo de poluentes e redução da qualidade da água.








