Gaspar registra mais de 400 casos de violência contra a mulher em 2025 e promove ações no Agosto Lilás neste sábado
Por ECX Online
A cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, já contabiliza mais de 400 casos de violência contra a mulher somente entre janeiro e agosto de 2025. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública. As ocorrências mais frequentes envolvem ameaças, injúrias e lesão corporal leve, sinais alarmantes de que a violência doméstica ainda é uma dura realidade no município.
Diante desse cenário, a cidade se une à campanha nacional Agosto Lilás, que busca conscientizar e combater a violência contra a mulher. Como parte das ações do mês, a Secretaria de Assistência Social, realiza neste sábado (9), uma caminhada alusiva à campanha.
A concentração para a caminhada começa às 9h, em frente à Sociedade Alvorada, na Rua Coronel Aristiliano Ramos. Após o percurso, no Mirante Marco Zero Prefeito Evaristo Francisco Spengler, haverá uma série de ações e serviços voltados às mulheres, promovendo acolhimento, orientação e informação.
Serviços na cidade
Entre os serviços oferecidos no município está o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que já atendeu 18 mulheres vítimas de violência doméstica até julho deste ano. O centro conta com cinco equipes multidisciplinares, compostas por psicólogos e assistentes sociais, que oferecem apoio psicossocial às vítimas.
Durante o Agosto Lilás, o CREAS também promoverá rodas de conversa em grupo com mulheres atendidas, criando um espaço seguro de escuta, troca de experiências e fortalecimento emocional.
Denuncie
As denúncias podem ser feitas pelos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher), 100 (Disque Direitos Humanos), 190 (Polícia Militar). Ainda é possível fazer a denúncia nas delegacias locais ou diretamente nos serviços da rede de proteção do município.









