Um levantamento da Polícia Militar indicou que 6.135 foragidos foram presos em Santa Catarina entre os meses de janeiro e agosto de 2025 uma média de 28 prisões por dia. Os dados indicam um aumento de 22,6% em relação ao número de apreensões do ano anterior, que foi de 5.004 no mesmo período.
Os mandados de prisão envolveram diversos crimes. Em especial, foram presos suspeitos de estupro, tráfico de drogas, homicídio, furto e estelionato. As prisões ainda tiveram apoio das forças de segurança de outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
A integração entre nossas unidades, aliada à cooperação com outros estados, tem sido fundamental para localizar, prender, resguardar e proteger o estado das reincidências criminais por foragidos condenados pela Justiça — afirmou o subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva.
Segundo a PM, o ponto alto das ações ocorreu entre julho e agosto, quando foram cumpridos 378 mandados de prisão em apenas 15 dias. As condenações ultrapassam 1,5 mil anos de prisão.
Os resultados refletem o comprometimento da corporação com a preservação da ordem pública, como nos orienta o governador Jorginho Mello, e também o cumprimento das decisões do Poder Judiciário — completou.








