Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

Prefeitura de Rio do Sul se manifesta após ação do GAECO na 6ª fase da Operação Mensageiro

Por ECX Online

A Prefeitura de Rio do Sul, no Alto Vale, confirmou que o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) esteve no prédio central do Executivo municipal desde as 6h desta terça-feira (19) para cumprir mandado de busca e apreensão relacionado à 6ª fase da Operação Mensageiro.

Segundo a administração, a investigação na cidade está ligada a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos firmados em gestões anteriores a 2025, com empresas que não prestam mais serviços ao município. A prefeitura afirmou que está colaborando com as autoridades, fornecendo os documentos solicitados, e que todos os serviços públicos funcionam normalmente nesta terça-feira. (Veja a nota no fim do texto) 

Ação em 10 cidades

A nova etapa da operação é coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do GAECO e do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC). Três mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão são cumpridos em residências e empresas de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.

Foram presos preventivamente empresários suspeitos de manter práticas ilícitas em contratos de coleta e destinação de lixo. Também foram realizadas buscas contra servidores, ex-servidores e agentes políticos, incluindo os ex-prefeitos de Braço do Norte e de Rio do Sul.

Investigações

As apurações começaram em 2022 e investigam um suposto esquema criminoso envolvendo corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, organização criminosa e lavagem de capitais. A operação tem apoio da Polícia Científica de Santa Catarina para preservar a cadeia de custódia das provas.

O processo corre em sigilo, e novas informações devem ser divulgadas quando houver publicidade dos autos.

Veja a nota na íntegra da prefeitura de Rio do Sul 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) está no prédio central da Prefeitura de Rio do Sul desde as 6h desta terça-feira (19), para o cumprimento de mandado de busca e apreensão referente à sexta fase da Operação Mensageiro, que investiga contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado.

Em Rio do Sul, a investigação refere-se à contratação de empresas prestadoras de serviços de coleta e destinação de lixo, anteriores a 2025, que não prestam mais serviços para o Executivo Municipal. Esses contratos não foram firmados pela atual gestão da Prefeitura.

Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.

A Prefeitura de Rio do Sul está colaborando com as investigações, fornecendo os documentos solicitados. Todos os serviços públicos municipais funcionam normalmente nesta terça-feira.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.