Apaixonada por todos os esportes!
5333x1000
5333x1000
previous arrow
next arrow

Monitoramento aéreo registra 185 baleias-francas no litoral de SC e RS

Poe ECX Online

O monitoramento aéreo de baleias-francas realizado no dia 10 de setembro pelo Porto de Imbituba contabilizou 185 indivíduos entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, durante o auge da temporada de avistamentos da espécie. Do total, 90 pares de mães com filhotes e cinco adultos solitários foram registrados.

Em Santa Catarina, a maior concentração ocorreu em Imbituba e Palhoça, especialmente nos trechos entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, com 38 baleias, além de 32 na Praia do Siriú e 30 na Praia da Pinheira. Nenhum registro foi feito em Florianópolis e no litoral gaúcho.

O monitoramento foi conduzido pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba, executado pela Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, com participação do Projeto Franca Austral (ProFRANCA) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Segundo Christiano Lopes, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, os resultados foram excelentes e reforçam os esforços de conservação da espécie.

“A Expedição Baleia-Franca trouxe dados importantes para todos que trabalham pela preservação”, destacou.

O monitoramento aéreo é realizado com observadores e fotógrafo a bordo de helicóptero, que registram os animais para identificação individual com base nas calosidades na cabeça, comparáveis a impressões digitais. Dados como tamanho populacional, taxas de crescimento e retorno de indivíduos conhecidos são analisados pelo ProFRANCA.

Entre as baleias identificadas nesta temporada estão Zimba, Olívia e Sloughy, nascida em Santa Catarina em 2002 e conhecida por ter sido registrada também nas Ilhas Geórgia do Sul, área de alimentação da espécie.

O programa também realiza monitoramento terrestre no entorno do Porto de Imbituba há 17 anos, com observações comportamentais diárias para garantir a segurança dos animais durante operações portuárias. Paralelamente, o ProFRANCA monitora 15 pontos fixos dentro da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, avaliando abundância, distribuição e comportamento.

A baleia-franca-austral ainda é considerada ameaçada de extinção no Brasil, com população estimada em cerca de 800 indivíduos e taxa de crescimento anual de 4,8%, segundo estudos com dados de monitoramento aéreo dos últimos 15 anos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.