Após tornado devastador, Governo libera R$ 15 milhões para reconstruir escola e ginásio no Centro-Sul do Paraná
Por ECX Online
O município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), o mais atingido pela passagem de um tornado que devastou parte do interior do Paraná, começa a dar os primeiros passos rumo à reconstrução.
O Governo Federal anunciou a liberação imediata de R$ 15 milhões para a reconstrução da escola e do ginásio municipais, completamente destruídos pelo fenômeno climático.
O anúncio foi feito neste último domingo (9) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, durante visita à cidade.
Ele esteve acompanhado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e da diretora de Tecnologia da Informação do INSS, Lea Bressy Amorim, em um sobrevoo pelas áreas mais afetadas.
“Nosso objetivo aqui é garantir 100% de apoio do Governo Federal para ajuda humanitária, restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução do que foi destruído. Agora é tempo de solidariedade e apoio às famílias”, afirmou Waldez Góes.
O prefeito Sezar Bovino destacou que o momento é de urgência e agradeceu o apoio federal.
“Amanhã, cerca de 2,5 mil estudantes de creches e escolas públicas não terão para onde ir. Não temos prédios disponíveis para alugar. Essa ajuda do Governo Federal é fundamental”, disse. O local onde funcionava o ginásio municipal, agora em ruínas, está sendo utilizado para armazenar destroços.
Durante a visita, a comitiva almoçou na cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que tem servido como ponto de apoio para doações de alimentos e roupas.
O ministro também visitou o assentamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio e se reuniu com representantes das defesas civis municipais e estadual, além de autoridades locais. “Tudo o que for necessário para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades afetadas, o presidente Lula determinou que seja feito”, reforçou Waldez.
O município decretou estado de calamidade pública, reconhecido oficialmente pelo Governo Federal no sábado (8).
Solidariedade mobiliza a região
A tragédia também despertou uma grande corrente de solidariedade. Moradores de cidades vizinhas se deslocaram até Rio Bonito do Iguaçu para ajudar na triagem e entrega de doações.
Um dos voluntários é Junival dos Santos, morador de Laranjeiras do Sul, que está atuando na distribuição de cestas básicas.
É uma forma de ajudar essas pessoas. Eu mesmo perdi minha barraca de salgados com o tornado, mas tem muita gente em situação pior”, relatou.
Enquanto o poder público organiza a reconstrução, comunidades locais e voluntários seguem atuando para garantir alimentação, abrigo e roupas às centenas de famílias desabrigadas pela tragédia.








