Operação investiga suspeita de fraude de R$ 3 milhões em obras da Prefeitura de Blumenau
Por ECX Online
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), ligado ao Ministério Público de Santa Catarina, desencadeou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação “Carga Oca”, voltada a desarticular um esquema milionário de fraudes envolvendo empresários e servidores da antiga Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana de Blumenau.
A ofensiva, realizada em quatro municípios da região, contou com 16 mandados de busca e apreensão autorizados pela Vara Estadual de Organizações Criminosas.
Durante as diligências, os agentes apreenderam cerca de 50 mil dólares, 80 mil reais e efetuaram uma prisão em flagrante em Gaspar, após um investigado reagir com uma arma de fogo, situação que foi rapidamente controlada.
As apurações, sustentadas também por auditorias externas, apontam que, entre 2022 e 2024, servidores públicos e empresários teriam atuado em conjunto para fraudar o fornecimento de macadame, insumo usado na construção e manutenção de vias.
O grupo é suspeito de simular entregas, manipular documentos e promover pagamentos irregulares, provocando um prejuízo estimado em mais de R$ 3 milhões aos cofres municipais.
Entre os alvos estão um ex-gestor da pasta, funcionários públicos, empregados de empresas contratadas e empresários da região. A operação levou ainda à suspensão dos contratos do município com as empresas investigadas e ao afastamento de dois servidores envolvidos.








