Apaixonada por todos os esportes!
5333x1000
5333x1000
previous arrow
next arrow

Situação da barragem de José Boiteux é de assustar

Por Evandro Corbari

ALTO VALE SC – Assusta o panorama de abandono da barragem Norte, em José Boiteux, a mais importante estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí. Mato alto, ferrugem, sujeira e instrumentos quebrados transmitem insegurança a uma região onde enchentes ocorrem, em média, a cada dois anos e meio. Desde 2019 governo do Estado vem anunciando investimentos no local, mas o resultado ainda é imperceptível.

Inaugurada em 1992, a barragem convive com a falta de manutenção, agravada por depredações ocorridas durante protestos da comunidade xokleng vizinha. Quando as comportas da barragem são fechadas para evitar que o Itajaí-Açu suba na região de Blumenau, a água retida sobe a ponto de alagar casas na terra indígena, conflito nunca resolvido pelas autoridades. Desde 2014, a operação das comportas depende de bombas hidráulicas externas.

Com R$ 21 milhões disponibilizados pela União, o governo do Estado iniciou processos para recuperar a barragem deteriorada. A primeira providência foi contratar a construção de um canal extravasor, parte incompleta da estrutura, ao custo de R$ 6,3 milhões. O contrato com a empresa foi assinado em maio de 2021, mas até agora nada de obra.

Em setembro de 2020, o governo também anunciou estudos de impacto ambiental e social da barragem, uma antiga reivindicação dos índios. O projeto para recuperar os equipamentos de operação foi contratado em dezembro do mesmo ano.A Barragem Norte, no Rio Hercílio, tem capacidade para armazenar 357 milhões de metros cúbicos de água. Ela protege cerca de 15 municípios vale abaixo e é a maior obra do tipo no Estado.

NSC

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.