Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

Após acordo, Porto de Itajaí volta a ter três navios “em fila” e movimentação simultânea

por ECX Online

LITORAL SC – Três navios atracados “em fila” no Porto de Itajaí, neste fim de semana, trouxeram uma nova perspectiva e um sopro de esperança ao terminal, que amarga prejuízos desde o fim do contrato de arrendamento da APM Terminals, no apagar das luzes de 2022.

A imagem, que não se via há 11 meses, é resultado de uma articulação entre o setor portuário e os órgãos de controle para possibilitar a utilização do berço 2 – reservado à movimentação de contêineres – para a atracação dos transatlânticos. Os berços 1 e 2 estavam inativos desde que a APM Terminals deixou o porto e a área arrendada deixou de ter operador.

A medida é inédita e fundamental diante do crescimento da chamada “carga gera” no porto – cargas não conteinerizadas, que são movimentadas nos berços 3 e 4. Essas cargas têm crescido de forma consistente e sustentado a movimentação portuária em Itajaí em 2023, diante da falta dos contêineres.

Neste sábado, segundo informações da SC Portos, que opera nos berços 3 e 4 de Itajaí com carga geral, houve desembarque simultâneo de produtos siderúrgicos de importação, desembarque de veículos de importação, e movimentação de passageiros.

A negociação para permitir o uso do berço exclusivo de contêineres para movimentação de cruzeiros foi feita pela Autoridade Portuária, com apoio da comunidade portuária, junto aos intervenientes, como Agência Nacional de Vigilância Santária (Anvisa) e o Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA).

A medida é importante porque esta será uma temporada de transatlânticos bastante movimentada em Itajaí, único terminal de cruzeiros a receber embarque e desembarque de passageiros no Sul do país. Serão 42 escalas nos próximos meses, até abril.

ECX Online

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.