Blumenau inicia soltura de mosquitos com Wolbachia para combater a dengue a partir desta quarta-feira
Por ECX Online
A soltura dos primeiros mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, os chamados Wolbitos, em Blumenau, será nesta quarta-feira (27), às 8h. Neste primeiro momento, 11 bairros da cidade receberão a tecnologia: Velha Central, Itoupavazinha, Velha, Água Verde, Itoupava Norte, Garcia, Fortaleza, Progresso, Vila Nova, Tribess e Itoupava Seca. A escolha, tanto do município, quanto dos bairros, foi feita pelo Ministério da Saúde após análise dos dados epidemiológicos dos últimos anos.
O método consiste em inserir a bactéria Wolbachia nos mosquitos Aedes aegypti, impedindo o desenvolvimento das arboviroses em seus organismos, o que reduz a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, o método é seguro, natural e não traz riscos às pessoas, animais ou ao meio ambiente.
A iniciativa, que complementa outras ações de combate à dengue, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e passou a integrar as políticas públicas de saúde do Brasil. A população deve continuar com os cuidados de limpeza para prevenção da dengue.
Números da dengue em Blumenau
Entre os dias 18 a 25 de agosto, Blumenau teve uma redução de 13 casos confirmados da dengue em relação à semana anterior, totalizando 394 positivados desde o início do ano. A variação semanal negativa ocorreu por conta de uma revisão realizada, periodicamente, pela Vigilância Epidemiológica do município, em que alguns casos foram identificados como positivos para dengue, mas não tinham exames que confirmavam a doença, e por isso foram reclassificados.
Durante a semana, também foram identificados 2 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, foram registradas 40 novas notificações em Blumenau neste período. Não há mortes registradas neste ano.
Bairros com mais focos identificados:
-
Itoupava Central: 227
-
Progresso: 218
-
Itoupavazinha: 187
Vacinas continuam disponíveis
As vacinas contra a dengue continuam disponíveis nas unidades de saúde de Blumenau com sala de vacina ativa. O público alvo são crianças e adolescentes de 10 a 16 anos.
Saiba como denunciar possíveis focos
Os moradores também podem denunciar possíveis focos por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line aqui.








