BMW abre visitas à fábrica de carros de luxo em SC e mostra mínimos detalhes
por ECX Online
SANTA CATARINA – Aficionados por quatro rodas, turistas ou simplesmente curiosos que estiverem em Santa Catarina poderão ver de perto como se produz um carro de luxo de uma das mais famosas — e cobiçadas — montadoras do mundo. A BMW abre nesta quinta-feira (1º) uma agenda de visitas para a fábrica da marca em Araquari, no Norte do Estado. No pacote oferecido, a montadora alemã diz se tratar da maior planta de veículos premium da América do Sul.
O tour passa por boa parte da fábrica de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 113 mil são de área construída. O passeio, guiado por um especialista, mostra os mínimos detalhes do dia a dia da produção.
Começa na área da carroceria, passa pelas inúmeras etapas da montagem de um carro — soldas, colocação de painéis, portas, bancos e volantes — e termina em uma pista onde o visitante pode acompanhar a bordo de uma autêntica BMW – só que no banco do carona – testes de segurança de um veículo literalmente zero quilômetro.
A ideia central da iniciativa é proporcionar “encantamento”, diz Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica em Araquari. A unidade tem capacidade instalada para produzir 32 mil veículos ao ano. Dali saem quatro modelos – Série 3, X1, X3 e X4. Um carro da marca, acrescenta o executivo, é um produto “emocional”.
— A gente brinca que é uma fábrica de sonhos. Essa ação é para encantar cada vez mais o fã da marca e os clientes que já têm uma BMW, ou estão interessados em saber como elas são feitas aqui no Brasil.
A visita guiada não é uma novidade da fábrica instalada em Santa Catarina. Outras unidades da BMW no mundo também abrem as portas para o público. Por aqui, a montadora já tinha tentado fazer algo parecido, diz Rodacoswiski. Sem muito know-how no assunto, entregou a operacionalização do tour à Serra Verde Express, empresa que detém a concessão dos trens turísticos que fazem o percurso na ferrovia Paranaguá-Curitiba, no Paraná.
A convite da BMW, a coluna foi conferir o passeio nesta semana. É um prato cheio para quem é entendido no ramo automobilístico e uma experiência reveladora aos que não têm a mínima ideia de como se monta um carro.
NSC
						
			
				
						





