Defesa Civil alerta para temporais com risco de alagamentos no início da semana em SC
Por ECX Online
A primeira semana de fevereiro deve ser marcada por instabilidade, com temporais típicos de verão, alternados com períodos de sol e calor intenso em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as instabilidades mais significativas estão previstas entre a tarde de terça-feira (3) e a manhã de quarta-feira (4), influenciadas pela formação de um ciclone em alto-mar na costa entre as regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Nesta segunda-feira (2), os temporais devem ocorrer de forma isolada, com maior concentração no Norte do estado. Entre a noite de segunda e a madrugada de terça, a chuva tende a ficar mais persistente no Litoral Norte, com risco moderado de alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões, as precipitações seguem irregulares.
Após a passagem das chuvas, a manhã de terça-feira começa com sol entre nuvens e rápida elevação das temperaturas. No entanto, a partir da tarde, mesmo com o ciclone afastado da costa catarinense, há intensificação das instabilidades, aumentando a condição para temporais com chuva intensa em todas as regiões.
O cenário se mantém durante a madrugada e a manhã de quarta-feira, especialmente no Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, onde o risco para alagamentos e enxurradas é maior. Ao longo da tarde, ainda há previsão de temporais isolados em grande parte do estado.
Na quinta-feira (5), a instabilidade perde força. A chuva passa a ser fraca e restrita ao Litoral, enquanto o sol predomina nas demais regiões, favorecendo a elevação das temperaturas, principalmente no Oeste.
Já na sexta-feira (6), o tempo firme se estabelece em todo o estado. O predomínio de sol contribui para calor intenso, com máximas acima dos 35°C no Oeste e Extremo Oeste.
Orientações
Durante temporais, a Defesa Civil recomenda buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, deve-se evitar áreas próximas a árvores, placas, muros e postes. Com chuva intensa e alagamentos, a orientação é não atravessar ruas alagadas nem pontes submersas.
Com o calor, é importante redobrar os cuidados com idosos, crianças, pessoas com doenças e animais de estimação.








