BLUMENAU – Um deslizamento de terra ocorrido em maio afeta o andamento da duplicação da BR-470 no bairro Fortaleza, em Blumenau. O barranco cortado para a passagem das novas pistas cedeu logo ao lado do túnel da Rua Samuel Morse. Um imóvel localizado no topo do morro foi atingido. A Defesa Civil notificou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que está avaliando o impacto aos trabalhos.
O talude desceu durante as chuvas que chegaram a causar uma enchente em Blumenau no início do mês passado. A Defesa Civil identificou o problema e comunicou ao DNIT. Parte de uma construção localizada no alto do morro caiu junto com o barranco, como mostram as imagens do repórter fotográfico Patrick Rodrigues feitas com um drone.
A movimentação do solo no trecho está relacionada às obras para substituir o túnel do bairro Fortaleza por um viaduto. É um dos pontos com avanço mais evidente no lote 3 da duplicação da BR-470 em 2022. Porém, o deslizamento deve atrapalhar o cronograma.
Segundo o DNIT, a situação ainda está sob avaliação. Parte da área atingida está na faixa de domínio da rodovia federal, mas outra parte, não. O que muda no andamento da duplicação naquele ponto ainda está sendo discutido internamente, segundo o órgão.
A Defesa Civil de Blumenau informou à coluna que aguarda manifestação do DNIT sobre o deslizamento de terra.
NSC








