As eleições para escolher os vereadores mirins que vão integrar a Legislatura de 2026 começam nesta terça-feira (4), em 42 escolas públicas e privadas de Blumenau. Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das unidades inscritas participarão do processo eleitoral, que será realizado nas dependências dos educandários, das 8h às 16h30. A relação completa das escolas participantes e dos 126 candidatos inscritos está disponível neste link: https://camarablu.sc.gov.br/images/upload/175985426368e53eb727a01.pdf .
As eleições ocorrerão em três dias consecutivos, com divisão por grupos: na terça-feira (4) votam as escolas do Grupo A; na quarta-feira (5), as do Grupo B; e na quinta-feira (6), as do Grupo C. Cada escola elegerá um representante, respeitando os critérios estabelecidos para composição da Câmara Mirim de 2026. A votação será realizada por meio de sistema eletrônico disponibilizado pela Câmara Municipal.
Ao todo, 126 estudantes concorrem às 15 vagas da Câmara Mirim para a legislatura de 2026. O processo eleitoral segue o modelo previsto na Resolução da Mesa Diretora 4505/2025, que divide as escolas em três grupos (A, B e C) conforme o número de alunos aptos a votar. Cada grupo elege cinco vereadores mirins, totalizando 15 cadeiras.
A definição dos eleitos é feita pelo índice de comparecimento às urnas. Em cada grupo, a escola com maior índice garante a vaga e ela será ocupada pelo candidato mais votado na própria escola. Os demais candidatos ficam classificados como suplentes, conforme a ordem de votação da unidade escolar.
Resultado
O resultado oficial das Eleições Mirins será divulgado até o dia 18 de novembro, no site da Câmara de Blumenau. Os estudantes eleitos e suplentes serão diplomados em dezembro, durante sessão ordinária mirim no Plenário, para início do mandato, que se estenderá até 31 de dezembro de 2026.
Há 26 anos formando lideranças
Criado em 1999, o Programa Vereador Mirim foi pioneiro em Santa Catarina e o segundo implantado no Brasil. Em 26 anos de história, já recebeu mais de 400 jovens vereadores, representando mais de 85 escolas da cidade. Foram realizadas mais de 450 sessões, com 60 projetos de lei apresentados – seis já transformados em leis – e mais de 3.500 requerimentos debatidos e votados.
Todos os anos, 15 vereadores mirins e 15 suplentes assumem um mandato de um ano, participando de sessões ordinárias e propondo ações que impactam diretamente suas escolas e comunidades. Além de vivenciar o funcionamento do Legislativo, o programa desenvolve habilidades de política, cidadania, oratória, redação oficial e técnica legislativa, formando cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com a cidade e o país.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB








