Fiscalização acha 25 bombas de postos em SC que indicam mais combustível do que abastecido
por ECX Online
SANTA CATARINA – Uma fiscalização realizada na última semana em 46 postos de combustíveis de Santa Catarina identificou 25 bombas medidoras em condições irregulares. A inspeção mirou casos em que o aparelho indica um abastecimento maior do que a quantia de combustível que de fato foi colocada no tanque do veículo.
A ação do Instituto de Metrologia catarinense (Imetro-SC) também flagrou um estabelecimento de revenda de gás natural veicular (GNV) com problema na medição de seu dispenser, entre mais de 630 bombas inspecionadas.
— Entre as irregularidades encontradas, foram constatados erros de medição, vazamentos, mangueiras em mau estado de conservação, bombas que não desligavam em 60 segundos, após o término do abastecimento, sistema de iluminação do dispositivo indicador queimado, entre outras — afirmou o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez.
O Imetro-SC afirma ser tolerado um erro máximo de até 0,5% da bomba medidora, mas já ter encontrado casos em que isso ultrapassou 10%: um abastecimento de 50 litros indicados na bomba, por exemplo, viria com cinco litros a menos para o veículo do consumidor.
— Estas fraudes provocam um grande prejuízo ao consumidor e uma baita concorrência desleal entre os postos — acrescentou o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.
A fiscalização realizada entre os últimos dias 2 e 5 fez parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro (PNVMI) e teve caráter orientativo. Os postos flagrados com bombas irregulares devem corrigi-las em até dez dias.
O Imetro-SC visitou na ocasião postos de 14 cidades catarinenses (São José, Palhoça, Joinville, Chapecó, Maracajá, Içara, Braço do Norte, Balneário Rincão, São Bento do Sul, Itajaí, Xaxim, Balneário Camboriú, Navegantes e Sangão). Não foram necessariamente encontradas irregularidades em todas elas.
Consumidores que desconfiarem de fraudes deste tipo podem prestar denúncia à Ouvidoria do Imetro-SC, através do e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.
NSC








