Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

IMA inicia monitoramento semanal de balneabilidade e amplia coleta em SC

por ECX Online

SANTA CATARINA – A partir de outubro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade nos 238 pontos do programa. Locais em Florianópolis e Balneário Camboriú terão coletas três vezes por semana até março, quando termina a temporada de verão. Desde abril, o órgão faz coletas mensais.

Às segundas e terças-feiras, será realizada a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados pelo Instituto. Nas quartas-feiras, ocorrerá outra coleta em pontos de Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú (Praia Central) e na Rota Norte Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê).

Já nas quintas-feiras, será a vez da segunda coleta em pontos distribuídos em Itajaí, Penha, Navegantes, Governador Celso Ramos, e repetição da coleta em Balneário Camboriú e na Rota Norte de Florianópolis.

Como acessar

Os resultados poderão ser acompanhados no site do IMA, consultando as “bandeirinhas” de cada ponto de coleta, no mapa. O site também possui o menu histórico e um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta.

O laboratório do IMA fará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente à primeira coleta de todos 238 pontos), às quintas-feiras (relatório somando os resultados referentes à segunda coleta realizada na quarta-feira) e às sextas-feiras, o relatório fechando o balanço da semana com os resultados da quinta-feira. Às sextas-feiras, o IMA irá divulgar um balanço da semana consolidado.

Quando uma praia é considerada imprópria?

A água é avaliada considerando a concentração da bactéria Escherichia coli, que indica contaminação fecal. Segundo o IMA, o ponto é considerado impróprio quando mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.