Novo acesso a Blumenau vira prioridade no orçamento de SC em 2023
por ECX Online
BLUMENAU – A construção do novo acesso a Blumenau pela região Norte, o chamado prolongamento da Via Expressa, está entre as prioridades de Santa Catarina para 2023, incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na seção dedicada à Mobilidade Urbana, a obra em Blumenau é a única especificada como prioridade no próximo ano. O texto foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (26).
Com obras autorizadas desde as eleições de 2014, a Via Expressa de Blumenau enfrenta uma série de percalços para sair do papel. Falta de licenças, divergências nas contas, investigação do Ministério Público, ausência de projetos e de licitação para 15 viadutos. Por tudo isso, as máquinas ainda não podem passar do terceiro quilômetro — até a Vila Itoupava, são 15,6 quilômetros.
A inclusão como prioridade na LDO abre oportunidade para que, no fim do ano, o governo preveja mais recursos para o acesso a Blumenau no orçamento propriamente dito. Na semana passada, a coluna já havia destacado um outro bom sinal para as obras: o lançamento da licitação para contratar a empresa que supervisionará os outros 12 quilômetros de obras.
São passos importantes para evitar que a construção da nova rodovia seja interrompida de novo em 2023. O primeiro trecho, sem os viadutos sobre a BR-470 e sobre a Rua Guilherme Scharf, tem conclusão prevista para o fim deste ano.
NSC
						
			
				
						





