Passagem de ciclone deixa SC em alerta para temporais, granizo e alagamentos
Por Evandro Corbari
CLIMA – A formação de um ciclone na altura do Uruguai provoca mudanças no tempo em Santa Catarina entre esta quinta (24) e sexta-feira (25). Segundo a Defesa Civil, há alerta para temporais, com risco de alagamentos e enxurradas, em todas as regiões.
Conforme o órgão estadual, o motivo para a instabilidade é o deslocamento de um sistema frontal associado a um ciclone em formação no Uruguai. Isso favorece o surgimento de temporais com grande quantidade chuva, além da queda de granizo e fortes rajadas de vento.
A previsão, de acordo com a Defesa Civil, é de que o fenômeno atinja a região Oeste a partir de quinta-feira e, depois, se desloque para o restante do Estado.
Na sexta-feira o ciclone perde força, mas continua provocando temporais isolados, principalmente no Oeste catarinense, onde há alerta para o risco alto de alagamentos e enxurradas.
Também há risco alto para ocorrências nas regiões do Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Ciclone pode causar ventos de até 80 km/h
Outro alerta é para a ocorrência de fortes rajadas de vento em Santa Catarina nesta quinta-feira (24). Segundo a Defesa Civil, a passagem de um ciclone na altura do Uruguai em direção ao oceano, alinhado ao sistema de alta pressão, pode resultar em ventos entre 60 e 75 km/h em áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul durante a manhã.
À tarde, no entanto, os ventos podem se intensificar nessas áreas e no Litoral, principalmente no Sul e na Grande Florianópolis, resultando em rajadas de até 80 km/h.
NSC








