Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

Preocupação com El Niño motiva audiência para tratar das barragens no Alto Vale

por ECX Online

SANTA CATARINA – Uma audiência pública na próxima quinta-feira (22) vai discutir a situação das barragens no Alto Vale do Itajaí. O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Gerri Consoli (PSD), natural do Rio do Sul, que manifestou preocupação com os impactos do El Niño.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que estará presente na reunião aberta à comunidade. A expectativa é de que o órgão apresente um panorama das condições atuais de cada uma das estruturas existentes na região: as barragens de Taió, de Ituporanga e José Boiteux.

Essa última é a com maior capacidade de armazenamento de água, mas está bastante prejudicada por falta de manutenção e danos, segundo o Estado, provocados por indígenas, o que a comunidade nega. A licitação de reforma chegou a ser lançada, mas houve erro na elaboração e até agora não foi relançada.

Em fevereiro deste ano, a Defesa Civil de SC esteve na aldeia, porém o encontro terminou em frustação e incerteza para todos os envolvidos.

A barragem de Ituporanga também gerou preocupação no ano passado, quando houve problema em algumas comportas. Na época, elas chegaram a ser consideradas inoperantes, mas, quando o nível do rio começou a subir, o Estado decidiu ativá-las e depois providenciar a reforma.

A audiência deve trazer também informações sobre como os processos para construção de mais três barragens no Alto Vale do Itajaí. As estruturas foram projetadas para instalação nas cidades de Mirim Doce, Petrolândia e Trombudo Central, com um custo estimado em R$ 180 milhões.

As obras ainda não começaram.

— Quero trazer aos olhos de todos os cidadãos, em especial do povo do Alto Vale, a situação das barragens que com a chegada do El Niño traz sérias preocupações. A população não tem acesso às informações sobre a quantas andam os projetos de mitigação de cheias — frisou o parlamentar.

ECX Online

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.