Apaixonada por todos os esportes!
5333x1000
5579.3 - PORTAL ECX ONLINE_5333x1000 px
previous arrow
next arrow

Santa Catarina tem aumento de 11,6% nas exportações de carnes em 2022

por ECX Online

SANTA CATARINA – Santa Catarina teve um aumento de 11,6% nas exportações de carnes entre janeiro e outubro de 2022, na comparação com o ano anterior. O estado exportou 1,41 milhão de toneladas de carne suína, frangos, perus, patos, marrecos e bovinos, gerando faturamento superior a 3,1 bilhões de dólares. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

Ao considerar isoladamente as exportações de frangos e suínos, o aumento foi ainda mais expressivo. De janeiro a outubro de 2022, Santa Catarina exportou 497,9 mil toneladas de carne de porco, com um resultado financeiro de 1,1 bilhão de dólares.

Em agosto, os catarinenses atingiram o recorde histórico nos embarques do produto com 62,2 mil toneladas embarcadas em um único mês – 40% a mais do que em 2021. O estado responde por 55% dos embarques brasileiros e é o maior produtor de carne suína do país.

Já em relação à carne de frango, o faturamento foi 20% maior do que no mesmo período do ano anterior. Santa Catarina exportou 846,1 mil toneladas do produto em 2022, gerando 1,8 bilhão de dólares em receitas. O estado é o segundo maior produtor de frango do país.

O bom desempenho é explicado pela alta nos embarques para os principais mercados compradores, com destaque para os Países Baixos (25,2%) e Arábia Saudita (25,1%).

O analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, ressalta ainda que a carne de frango apresenta forte valorização no mercado internacional, o que tem gerado sucessivas elevações no valor médio da tonelada. Segundo ele, as exportações deve, se manter neste patamar até o final do ano.

— Esse cenário é resultante, principalmente, das dificuldades enfrentadas por outros importantes exportadores, como é o caso dos Estados Unidos e alguns países da União Europeia, principalmente em função de focos de gripe aviária, que restringem o comércio internacional dos mesmos. Além disso, o conflito entre Rússia e Ucrânia também tem afetado a oferta do produto, já que a Ucrânia é um relevante exportador, principalmente para o mercado europeu — destaca o analista da Epagri.

 

ECX Online

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.