SC descarta operar barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado
por ECX Online
SANTA CATARINA – A Defesa Civil de Santa Catarina informou que está descartada a possibilidade de operar a barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias no Estado e fundamental para controlar o nível do Rio Itajaí-Açu no Médio Vale. A equipe técnica concluiu não ser seguro fechar as comportas, o que deveria ter sido feito quando o rio alcançou os 6 metros em Blumenau, às 16h.
A barragem está sem maquinário para operação regular desde 2014, quando a estrutura foi depredada. De lá para cá, se falava em fechar e abrir as comportas com o uso de um caminhão hidráulico. Um vídeo do teste dessa operação chegou a ser feito em 2019 para mostrar que a manobra era possível.
Agora, porém, o secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Armando, frisa que não se sabe as condições da tubulação e seria perigoso fechar as comportas sem garantia de conseguir abri-las novamente. Ele frisa o risco de a água verter e a situação sair do controle. Ainda conforme o chefe da pasta, futuramente serão feitos testes para avaliar se a manobra “improvisada” é viável.
O coronel destaca, entretanto, que o papel de reter água continua sendo desempenhado pela barragem
Imagens feitas na tarde desta quarta-feira (4) em José Boiteux mostram a força das águas passando pelas comportas e descendo o Rio Hercílio, pra depois desaguar no Itajaí-Açu em Ibirama. Conforme o coronel Olímpio Menestrina, secretário de Defesa Civil de Blumenau, a estrutura é capaz de reduzir em até dois metros o nível do rio na cidade.
ECX Online
 
						
 
			 
				
 
						





