Apaixonada por todos os esportes!
5333x1000
5333x1000
previous arrow
next arrow

SC registra 21 mortes por dengue e acende alerta para aumento de casos

Por ECX Online

Santa Catarina já confirmou 21 mortes por dengue em 2025, segundo dados mais recentes do Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgados no dia 3 de novembro. Outros dois óbitos seguem em investigação. O avanço da doença preocupa autoridades, que registraram também 58,2 mil focos do mosquito Aedes aegypti em 263 municípios catarinenses.

De acordo com o levantamento, foram contabilizadas 128.410 notificações de dengue desde o início do ano, sendo 25.328 casos considerados prováveis. Ao todo, 184 municípios do estado já são considerados infestados pelo mosquito transmissor.

O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), João Augusto Fuck, alerta que o cenário é resultado da combinação de fatores climáticos e da falta de manutenção de hábitos preventivos.

“Temos condições climáticas favoráveis à proliferação do Aedes aegypti e, ao mesmo tempo, ainda enfrentamos dificuldades na manutenção de hábitos preventivos. A dengue faz parte da nossa realidade e exige responsabilidade compartilhada entre poder público e comunidade”, afirmou.

Casos de chikungunya também aumentam

Além da dengue, o estado registrou 2.708 notificações de chikungunya, sendo 812 casos prováveis e 690 confirmados. O número representa um aumento de 554% em relação ao mesmo período de 2024. Quatro mortes pela doença também foram confirmadas.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que está intensificando as ações de combate ao mosquito, mas destaca que a participação da população é fundamental para evitar novos casos. Entre as principais recomendações estão eliminar recipientes que acumulem água, manter piscinas tratadas e lavar com frequência as vasilhas de animais de estimação.

“O envolvimento da população é decisivo para reduzir o avanço da doença. O mosquito nasce dentro das casas e o combate começa em casa”, reforça a nota da SES.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.