Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

SC terá mais de 400 postos de guarda-vidas ativos em 35 municípios na temporada de verão

por ECX Online

SANTA CATARINA – A Operação Veraneio 2023/2024 começa no próximo sábado (16) e se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024. Durante esses 65 dias, todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Somente em Florianópolis, são 73 postos ativos (entre principais e atrelados). Em relação à temporada passada, são três postos a mais: em Jurerê, no Campeche e na Joaquina.

É possível ver quais praias têm o monitoramento pelo aplicativo CBM-SC Cidadão. A ferramentaindica os postos em funcionamento e também a condição para banho em cada local, com as bandeiras vermelha, amarela e verde.

Poucos dias antes de ativar todos os postos, guarda-vidas de São José, na Grande Florianópolis, passaram por um treinamento na Guarda do Embaú, em Palhoça, com percurso por trilha e a nado. Este tipo de preparação acontece todos os anos, a uma semana da Operação Veraneio, e prepara os profissionais para atuar nas praias da região.

O percurso consiste em subir a trilha da Pedra do Urubu, que dá acesso à Trilha da Prainha, e saltar da pedra da Toca do Tambo, retornando ao ponto de partida a nado. O treinamento no percurso prepara os militares para eventuais ocorrências no local, já que esta trilha é aberta para a população.

A ação é um esforço do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em diminuir o número de afogamentos nas praias catarinenses.

SC teve afogamentos antes mesmo do verão

Casos de afogamentos antes mesmo da temporada de verão chamam atenção e acendem alerta no Estado. Mais recentemente, a morte doturista austríaco Michael Lichtenegger, teve grande repercussão na Capital. Ele desapareceu em 19 de outubro após ser visto caminhando na região da Praia da Joaquina, em Florianópolis. Segundo testemunhas, ele teria perguntado se era possível mergulhar no costão, e teria sido informado que não era seguro.

O corpo dele foi encontrado no mar no dia 29 de outubro e teve a identificação confirmada pela Polícia Científica, após um teste feito a partir da comparação da arcada dentária e de uma radiografia odontológica da vítima.

Outro caso recente envolveu um adolescente de 14 anos que morreu afogado na Meia Praia, em Itapema, enquanto se banhava no local com a família. O episódio ocorreu no dia 29 de outubro, mas o corpo só foi encontrado no dia 1º de novembro.

O jovem estava com outro adolescente na água em um dia de calor quando acabou arrastado para o fundo do mar. Um dos meninos, de 13 anos, foi resgatado pelos guarda-vidas e sobreviveu, já o mais velho submergiu no momento em que a equipe se aproximava e desapareceu.

Outro afogamento recente foi o de um adolescente de 13 anos que nadava na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, também no final de outubro. O corpo do garoto foi localizado no dia 3 de novembro, próximo às piscinas naturais da Barra da Lagoa, a 19 quilômetros do local em que ele estava quando desapareceu.  Segundo os bombeiros, o menino estava com um grupo de amigos, fazendo a trilha no canto direito, quando decidiu entrar no mar. Após o mergulho, desapareceu e não foi mais visto.

NSC

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.