Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

Sem certificado obrigatório, donos de ciclomotores não conseguem registro em Blumenau

Proprietários de ciclomotores em Blumenau têm enfrentado dificuldades para registrar seus veículos junto aos órgãos de trânsito. O problema atinge, principalmente, modelos fabricados após julho de 2023, que não possuem o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), documento obrigatório para a homologação no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Sem o CAT, não é possível concluir o pré-cadastro, o registro e o licenciamento dos ciclomotores. O documento é emitido para cada modelo de veículo e garante a inclusão no sistema do Renavam.

A Prefeitura de Blumenau informou que a emissão do certificado e o registro dos veículos são responsabilidade do Detran/SC e dos órgãos executivos de trânsito estaduais, não da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Fabio Campos, os proprietários devem procurar diretamente o Detran para regularizar a situação.

“A SMTT atua apenas na fiscalização do cumprimento das normas de trânsito, sem gerência sobre o processo de registro ou homologação”, afirmou.

Os proprietários podem fazer o procedimento pelo portal do Governo Federal ou com ajuda de um despachante credenciado. A partir de 1º de janeiro de 2026, veículos não licenciados não poderão circular no município.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.