SC distribui vacinas da primeira dose contra Covid nesta quinta feira, para evitar atraso em calendário
Por Evandro Corbari
SANTA CATARINA – Santa Catarina fará a distribuição de mais de 110 mil vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da primeira dose (D1) nesta quinta-feira (5) para tentar cumprir o calendário vacinal. Até quarta (4), 3.672.265 pessoas já haviam recebido a D1 no Estado, segundo dados do Monitor da Vacina.
Serão enviados aos municípios imunizantes de dois laboratórios: 22.500 da Coronavac e 87.550 da Pfizer. As doses chegaram ao Estado na quarta-feira, em duas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde. Outras 262.100 doses devem ser enviadas ainda essa semana, sendo que dessas, 207.850 da Astrazeneca serão destinadas para a segunda dose.
A distribuição aos municípios começará pela manhã, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). Para as regiões da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí, o transporte será por terra. Já para as centrais de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Mafra, Rio do Sul, Lages e Joaçaba, as doses seão distribuídas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.
Ainda segundo a diretoria, nessa remessa, as cidades que fazem parte da central de São Miguel do Oeste não receberão doses. O motivo é que na região as vacinas estão sendo remanejadas das 10 cidades que fazem fronteira com a Argentina, que não utilizaram todas as vacinas encaminhadas para a imunização da população com mais de 18 anos.
Fonte: NSC








