SC tem queda de 45% nos casos ativos de Covid-19 em duas semanas
Por Evandro Corbari
SANTA CATARINA – O número de casos ativos de Covid-19 caiu quase pela metade nas últimas duas semanas em SC. O Estado atingiu o pico de pacientes em tratamento ou recuperação da doença em toda a pandemia no dia 29 de janeiro, quando havia 80.251 pessoas com o coronavírus.
O balanço desse domingo (13) divulgado pelo governo do Estado apontou 44.134 casos ativos de Covid em SC. Neste período de 16 dias, portanto, houve queda de 45% no número de pacientes em período de transmissão da doença. Os dados são dos relatórios diários do governo do Estado.
De 14 a 29 de fevereiro, SC registrou em quase todos os dias novos picos da doença em toda a pandemia. Antes desta onda atual, a maior quantidade de casos ativos de Covid no Estado havia sido registrada em 6 de março de 2021, quando havia 39.017 pacientes com a doença.
Antes desta redução, os casos ativos de Covid tiveram uma verdadeira escalada em SC e em todo o país. Segundo dados do último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), o número chegou a aumentar 576% entre a última semana de 2021 e a segunda semana do ano, em meados de janeiro.
Embora a redução do número de casos ativos possa sugerir um momento de maior tranquilidade, o momento ainda é de atenção no Estado, em especial pela maior possibilidade de transmissão da variante Ômicron.
Os atuais 44 mil casos ativos no Estado ainda são mais do que o Estado teve durante todo o período de pandemia até 17 de janeiro deste ano. Nesta data, SC já vivia a escalada de diagnósticos positivos para a doença que levou os indicadores de 1,9 mil para 80 mil casos ativos em pouco mais de um mês.
ECX Online









