Apaixonada por todos os esportes!
5333x1000
5579.3 - PORTAL ECX ONLINE_5333x1000 px
previous arrow
next arrow

Março foi o mês mais chuvoso de SC em mais de um ano, diz boletim

Por Evandro Corbari

SANTA CATARINA – Março foi o mês mais chuvoso em Santa Catarina em mais de um ano. De acordo com o Boletim Hidrometeorológico Integrado, no último mês, todas as regiões tiveram acumulados de chuva muito próximos ou superiores à média histórica.

Segundo o boletim, isso não acontecia no Estado desde janeiro de 2021. Só no Oeste, em parte do Meio Oeste, Planaltos e Litoral, foram registrados acumulados acima de 200 milímetros. Já em pontos do Meio Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, o acumulado ficou acima dos 300 mm.

Por conta disso, conforme o boletim, março registrou uma precipitação acima do normal nas áreas próximas à costa e entre os Planaltos, Meio Oeste, Oeste e Extremo. Nessas regiões, os registros superaram entre 40 mm e 120 mm a precipitação esperada. Já em outros pontos, os volumes ficaram até 200 mm acima da média climatológica. 

Apesar disso, a previsão para o segundo trimestre é de que os acumulados de chuva fiquem abaixo da média. 

— Mesmo com as boas notícias, é preciso seguir acompanhando as informações meteorológicas e a situação do abastecimento, com foco em um planejamento da gestão da água em longo prazo — afirma o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira. 

Chuva diminuiu os efeitos da estiagem 

Ainda segundo o boletim, as chuvas de março também influenciaram no cenário da estiagem em Santa Catarina. Isto porque os acumulados diminuíram a intensidade do fenômeno, apesar de não superá-lo. 

Dentre as 295 cidades catarinenses, 95 estão em condição normal, enquanto 184 foram classificadas como em seca fraca. Já 16 estão em seca moderada, de acordo com o Índice Integrado de Seca.

A melhora fica mais evidente ao comparar com a situação de um mês atrás. No boletim de 7 de março, apenas seis municípios estavam em condição normal, enquanto 18 estavam com seca fraca, 70 com seca moderada, 129 em seca severa, 70 em seca extrema e dois em seca expecional. 

NSC

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.