Indústria de Blumenau voltará a produzir bicicletas um mês após incêndio
por ECX Online
BLUMENAU – A indústria de bicicletas Free Action, licenciada da marca Mormaii que foi destruída pelo maior incêndio da história de Blumenau, no dia 8 de julho, prepara-se para voltar a produzir. Nesta semana, quando a empresa completou 18 anos de fundação, uma bicicleta infantil foi montada de forma simbólica para marcar a retomada, prevista para a próxima segunda-feira (8).
Por causa da destruição na sede da empresa, no antigo Celeiro do Vale, uma linha de montagem está sendo preparada em outro imóvel, na Rua Fritz Müller, Bairro Salto. Segundo a Free Action, os cerca de 140 trabalhadores em férias coletivas serão chamados ao trabalho gradativamente. Foram desligados apenas funcionários em período de experiência ou que já tinham saída prevista.
O objetivo agora é produzir para atender à demanda do Dia das Crianças e do Natal, datas de grande impacto nas vendas.
Auxílio público
Na terça-feira, Free Action e Epex, a outra indústria atingida pelo incêndio no Celeiro do Vale, reuniram-se com o Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, além de servidores do Badesc e da Celesc, em Florianópolis. Representantes da prefeitura de Blumenau, como o secretário da Fazenda, César Poltronieri, também participaram.
Segundo a assessoria da Fazenda estadual, um grupo de trabalho foi montado para avaliar demandas de crédito para capital de giro, parcelamento de ICMS e energia. Como não há previsão legal para o socorro emergencial a empresas atingidas por sinistros como incêndios, servidores do Estado ficaram de avaliar a necessidade de editar uma medida provisória.
No município, o Conselho de Desenvolvimento Econômico deve avaliar possibilidades de benefícios fiscais às empresas.
ECX Online
						
			
				
						





