Apaixonada por todos os esportes!
5333x1000
5333x1000
previous arrow
next arrow

SCGás explica porque o gás natural deve ficar mais barato em 2023

por ECX Online

SANTA CATARINA – Concessionária de gás natural em Santa Catarina, a SCGás informa que a partir de janeiro do ano que vem o preço do insumo terá redução. As razões são as variações dos preços de mercado e câmbio no segundo semestre deste ano, que caíram frente ao semestre anterior, e o tipo de contrato de aquisição do gás, que prevê menor percentual do valor do petróleo tipo Brent.

-Temos certeza de que, a partir de janeiro (de 2023), o preço será decrescente, e isso já está contratado – afirma em nota o presidente da SCGás, Willian Lehmkhul.

Segundo ele, os contratos de aquisição de gás natural pela companhia seguem regramento que considera as variações de cotação do petróleo tipo Brent e do câmbio. Para o ano de 2022, o custo de aquisição de um dos contratos é fixado a 17% do Brent. Em janeiro de 2023, cai para 14% e terá uma redução ainda maior para 2024, cujo percentual será de 11% do Brent.

Apesar dessas reduções previstas, a companhia não fez projeção sobre percentual de redução das tarifas. SC já teve as tarifas de gás natural mais baixas do país, mas com os últimos reajustes e impactos também dos períodos em que foram feitos os contratos, os valores ficaram entre os mais caros do país. Em SC, o gás natural é usado pela indústria, consumidores comerciais, residenciais e por veículos (GNV). 

A empresa informa também que terá ampliação de 77% na oferta de gás natural para a região Sul do Estado a partir de janeiro de 2024. Isso porque conseguiu contratar capacidade firme por meio da chamada pública 03/2021 da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A ampliação da Estação de Compressão de Biguaçu, em Santa Catarina vai permitir essa oferta maior.

Willian Lehmkhul observa que a companhia está desenvolvendo o maior programa de investimento da sua história, de R$ 665 milhões. Com isso, o Estado terá mais 664 quilômetros de rede de gasodutos até 2026. Com os investimentos deste ano, SC vai somar 1.445 quilômetros de rede de gasodutos.

ECX Online

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.