Apaixonados por todos os esportes!
30 - JA INFINITE
WERNER CONTABILIDADE - BANNER SITE
TAK COnfeccoes site
previous arrow
next arrow

Caçadores de Blumenau e região matavam de veados a macacos e tinham até olheiros do crime

por ECX Online

6-NAVALHAS
PROSAGI RODAPÉ NOVO
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – A caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí levou as polícias Federal e Militar às ruas de Blumenau e região na madrugada desta terça-feira (5). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos caçadores em Blumenau, Indaial, Rio dos Cedros e Guabiruba. Houve prisões. Segundo a PM Ambiental, os envolvidos contavam com “olheiros”, GPS e ampla tecnologia para cometer os crimes.

Por ser uma reserva federal, as 18 ordens de busca foram autorizadas pela 1ª Vara da Justiça Federal em Joinville. A operação, batizada de Pelznickel, foi resultado de ações de inteligência da PM Ambiental que começaram há um ano, contou a corporação. Isso porque desde o ano passado a fiscalização tem identificado diversas vezes a prática criminosa dentro da unidade de conservação.

Em diferentes dias e horários o grupo caçava animais silvestres como veados, quatis, catetos, pacas, cutias, aves, tatus e macacos. Para isso, usava armadilhas, cães de caça, GPS e outras tecnologias, além de contar com “olheiros” que avisavam os caçadores ao perceberem a presença dos órgãos de fiscalização.

Durante o cumprimento dos mandados, armas e outras provas foram apreendidas. Houve prisões, mas o balanço final da operação não havia sido concluído até a publicação deste texto. Os envolvidos responderão por crimes contra o meio ambiente, porte e posse ilegal de arma de fogo e envolvimento em organização criminosa voltada à prática ilegal de caça.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma área de Mata Atlântica que abrange nove municípios: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. Com o objetivo de preservar a fauna, a operação desta terça foi chamada de Pelznickel porque esse é o nome do “Papai-Noel do mato” de Guabiruba.

A lenda folclórica conta que essa figura mítica, coberta de folhas ou trapos e adornada com chifres, assusta tanto crianças quanto adultos, “do mesmo modo que os caçadores alvos da operação têm assolado e incomodado a comunidade da região”, comentou a polícia.

A ação mobilizou 59 policiais militares ambientais e 55 policiais federais, bem como 17 viaturas da PM e 17 da PF.

 

ALINE ESTÉTICA - SITE
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.