Apaixonada por todos os esportes!
5333X1000
5333X1000
previous arrow
next arrow

Celesc responde notificação do Procon Indaial sobre cobranças indevidas e problemas no atendimento aos consumidores

por ECX Online

INDAIAL – Após ser notificada pelo Procon Indaial, a Celesc apresentou resposta formal, esclarecendo os problemas enfrentados pelos consumidores, especialmente relacionados à falta de envio das faturas, cobrança de valores excessivos e falhas no atendimento. A concessionária justificou que as falhas decorreram da migração para um novo sistema comercial em maio de 2024, o que resultou em retenção de faturas e dificuldades operacionais, mas afirmou que as questões estão sendo tratadas e normalizadas gradativamente.

Principais pontos da resposta da Celesc:

Faturas não enviadas: O problema foi causado por falhas no sistema, que impediram a emissão de contas mesmo com a leitura dos medidores sendo realizada regularmente. A empresa informou que a retenção de faturas, que chegou a 20%, já caiu para 6% e deve ser normalizada até abril de 2025.

Cobranças excessivas e parcelamento: A Celesc informou que, devido a falhas no sistema, algumas faturas não foram emitidas em determinados períodos, o que resultou no acúmulo de cobranças de competências diferentes com a mesma data de vencimento. Para minimizar os impactos aos consumidores, a empresa disponibilizou um parcelamento especial, com as seguintes condições:
– Sem exigência de pagamento de entrada;
– Disponível para clientes com instalações ligadas ou desligadas;
– Sem valor mínimo de parcela;
– Parcelamento em até 20 vezes, sendo que o número máximo de parcelas será o dobro do número de faturas retidas, limitado a 20 (por exemplo, se o cliente teve 3 faturas retidas, poderá parcelar em até 6 vezes);
– Sem incidência de juros, multa ou correção monetária;
Sem encargos compensatórios de parcelamento de 1%.
O parcelamento pode ser solicitado presencialmente nas 258 lojas da Celesc ou pelo Call Center (0800 048 0120), porém, se a fatura precisar de alguma modificação, o atendimento deve ser feito exclusivamente de forma presencial. A Celesc também informou que enviará mensagens nas faturas dos consumidores afetados para orientá-los sobre a possibilidade de parcelamento e os canais disponíveis.

Melhoria no atendimento: Para corrigir os problemas enfrentados pelos consumidores, a empresa contratou 44 novos atendentes comerciais e 57 recepcionistas, além de reforçar os canais digitais e instalar totens de autoatendimento.

Justificativa para o atraso nas respostas ao Procon: A Celescreconheceu a demora nas respostas e afirmou que pretende normalizar a situação nos próximos 20 dias.

O coordenador do Procon Indaial, Bruno Mendes, afirma que o órgão seguirá atento à regularização dos serviços e ao cumprimento dos prazos informados pela concessionária. “Os consumidores de Indaial enfrentaram transtornos significativos com a falta de emissão das faturas e cobranças irregulares. O Procon continuará monitorando de perto as ações da Celesc. Caso as medidas informadas não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, a empresa poderá ser multada conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor”, esclarece.

Os consumidores que enfrentarem problemas podem registrar reclamações diretamente no Procon Indaial para que as devidas providências sejam tomadas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.