INDAIAL – Perseverança. Essa é a palavra de ordem embutida dentro do Programa Semente, da Fundação Municipal de Esportes de Indaial, que congrega um núcleo de ciclismo. O projeto atende gratuitamente alunos de 10 anos a 18 anos com treinos de mountain bike todas as terças, quartas e quintas feiras nos períodos matutino e vespertino na Pista do Parque Municipal Jorge Hardt, no bairro Ribeirão das Pedras.
São aproximadamente quatro horas de treinamento a cada turno, período em que se aprende a técnica do ciclismo, a superação de limites, determinação e foco nos treinamentos. Esse aprendizado foi essencial, por exemplo, para Carolina Theilacker Sommerfeld que aos 15 anos, após ingressar no projeto (que na época era Associação de Ciclismo Sapo Verde Trilhas & Estrada), participou de dois campeonatos mundiais, na Suíça obtendo a 14ª colocação e na Austrália obtendo a 11 colocação em 1996.
Hoje o presente é Gustavo Selhorst, 14 anos, que em 2020 foi campeão da Taça Brasil /Ranking Nacional, em Curitiba/PR, na prova: XCO (Cross-Country), além de ser medalha de bronze nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, em 2018 na prova de estrada.








