Começa o alargamento da praia em Balneário Camboriú; veja as primeiras imagens
Por Evandro Corbari
LITORAL SC – Começaram no fim da manhã deste domingo (22) as obras de alargamento da Praia Central em Balneário Camboriú, que devem aumentar de 25 para 70 metros, em média, a extensão da faixa de areia. O pontapé inicial se deu com a chegada da draga Galileo Galilei, que fez o primeiro carregamento de areia na jazida, a 15 quilômetros da orla, antes de se aproximar da praia.
A areia captada pela draga é transportada pela embarcação até os dutos, que foram posicionados na altura da Rua 3.700. É por essa tubulação que a areia chega até a praia, onde é então espalhada por máquinas e operários.
Ao longo dos últimos meses, a soldagem dos dutos mudou a paisagem na faixa de areia da Praia Central, que foi transformada em canteiro de obras. Os trabalhos também interferem na navegação, que está proibida no entorno do alargamento e não é recomendada em toda a extensão da praia.
Pronta para a temporada
A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até o fim de outubro, ou início de novembro. Com isso, a praia deve estar 100% alargada até a alta temporada de verão.
Como a areia vem do fundo do mar e está molhada, a tendência é que a praia fique com uma coloração mais escura logo após o alargamento – o que pode durar algumas semanas ou meses, até que seque completamente. A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, diz que a areia da jazida é ligeiramente mais clara do que a areia da praia atualmente. Por isso ela espera que, após a secagem, a Praia Central tenha uma faixa de areia mais clara, e uma orla mais transparente.
ECX Online