Comportas da barragem de José Boiteux entram em manutenção cinco meses após enchentes
por ECX Online
ALTO VALE SC – A manutenção das comportas da barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, vai começar nesta quinta-feira (21), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. A ação ocorre cinco meses após uma série de enchentes na região colocar à prova os sistemas de contenção de enchentes.
O serviço será executado por técnicos da Celesc, empresa estatal ligada ao governo do Estado e que tem experiência com barragens de geração de energia. Os profissionais devem começar por uma avaliação e, depois, fazer a retirada das peças que precisam de manutenção nas duas comportas.
Entre as medidas necessárias está a remoção do cilindro de uma comporta emperrada desde 15 de outubro. Na data, o governo do Estado foi abrir as duas comportas, após a barragem chegar ao limite da capacidade de armazenamento, porém uma delas não se ergueu mais.
A Defesa Civil argumenta que as peças não foram retiradas antes devido ao alto risco de inundação da casa de máquinas e também porque o nível do rio não estava adequado para a operação. A expectativa é de que os trabalhos sigam até a sexta-feira (22).
NSC