No dia 13 de junho, fomos acionados para realizar buscas por um senhor com as iniciais D.S., de 44 anos, que havia adentrado uma área de mata na localidade de São Pedro Velho, município de Rodeio.
As buscas foram iniciadas no local onde foi localizado seu veículo, um Fiat Palio. A partir desse ponto, foram realizados os trabalhos de varredura com binômios e equipes terrestres especializadas.
O local das buscas concentrou-se especificamente em uma área de montanha remota, caracterizada por mata fechada com presença de cachoeiras, paredões rochosos e diversas adversidades que dificultam a locomoção, o que exigiu grande preparo técnico das equipes envolvidas.
Os trabalhos de buscas ocorreram entre os dias 13 e 19 de junho, completando sete dias de buscas ininterruptas.
No sexto dia de busca, em virtude da ligação territorial as equipes chegaram até o município de Ibirama, porém sem êxito.
Apesar dos esforços empregados e da mobilização de recursos humanos, de cães de busca, drones, aeronave e técnicos especializados, o senhor D.S. não foi localizado até o presente momento. Diante disso, conforme protocolo, as ações de busca foram encerradas, e o caso segue agora sob a investigação da Polícia Civil.
A operação mobilizou as seguintes equipes:
Bombeiros Militares com binômios (cães de busca);
Batalhão de Operações Aéreas (BOA); com drones;
Helicóptero Águia 04 da Polícia Militar de Santa Catarina;
Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio;
Bombeiros Voluntários de Ibirama;
Bombeiros Comunitários;
Polícia Militar de Rodeio;
Polícia Civil de Rodeio;
Polícia Civil de Ascurra;
Grupo de Resgate em Montanha (GRM).
Ao todo, cerca de 60 profissionais da área de segurança e resgatistas participaram da missão.