Furb facilita condições de pagamento para vender terreno gigante em Gaspar
Por Evandro Corbari
GASPAR – A Furb facilitou as condições de pagamento aos possíveis interessados em comprar o terreno do antigo Horto Florestal, entre a Rua Itajaí e a Rodovia Jorge Lacerda, em Gaspar. Aos dispostos a pagar pelo menos R$ 14 milhões – valor mínimo pedido – pela área de cerca de 40 mil metros quadrados, a universidade agora topa parcelar a venda em até quatro vezes.
A flexibilização ocorre depois de uma primeira tentativa frustrada de alienação. A licitação original exigia do comprador no mínimo 50% de entrada e o pagamento da cota restante em 30 dias após a assinatura do contrato. Não apareceram propostas. Com um novo edital na praça, a universidade aguarda por ofertas até 29 de novembro.
A prefeitura de Gaspar é uma das interessadas no terreno. Um dos desejos do município é erguer na área um futuro centro administrativo, desonerando o custo de aluguéis. O sonho, no entanto, esbarra na questão financeira. No momento, a prefeitura avalia a contratação de um empréstimo para conseguir formalizar uma oferta pelo imóvel.
Também há sondagens da iniciativa privada, segundo a reitora Márcia Sardá Espíndola. A localização do imóvel é um diferencial logístico para possíveis empreendimentos.
A Furb conta com a venda do terreno para pagar dívidas com o Issblu, o instituto de seguridade social de Blumenau. Parte do valor arrecadado também deve ser aplicada em reformas e melhorias no campus 2 da universidade, no bairro Itoupava Seca.
Aliás
Depois de não conseguir vender o terreno na primeira tentativa, a Furb oficiou o Issblu informando que não teria condições de quitar um boleto com vencimento em outubro referente ao parcelamento de dívidas previdenciárias.
NSC








