O Fenerbahçe, da Turquia, anunciou a contratação de Ederson, goleiro da Seleção Brasileira que estava no Manchester City, na manhã desta terça-feira (2). A transferência custará 14 milhões de euros (R$ 89,1 milhões) aos cofres turcos.
Goleiro da Seleção Brasileira, Ederson tem 32 anos e estava desde 2017 no City. Seu contrato com o clube turco será até junho de 2028, com opção de extensão por mais um ano.
O jogador já negociava sua ida para a Turquia desde o fim da última temporada. Porém, na época, Ederson tinha conversas com outro clube do país: o Galatasaray. Em certo momento das negociações, o Fenerbahçe também demonstrou interesse pelo brasileiro e aplicou o “chapéu” no maior rival.
O Manchester City já vinha se preparando para substituir Ederson, que demonstrou interesse em deixar o clube já na última temporada. Assim, contratou o jovem goleiro Trafford além do experiente Donnarumma, recém-campeão da Champions League.
O goleiro brasileiro não foi convocado pelo italiano Carlo Ancelotti para os jogos da Seleção contra Chile e Bolívia, nos dias 4 e 9 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Ederson começou no futebol nas categorias de base do São Paulo, mas foi ainda jovem para Portugal. Lá, atuou por GD Ribeirão e Rio Ave antes de se transferir para o Benfica, onde obteve maior destaque, despertando interesse do Manchester City, que o contratou em 2017. O goleiro fez 372 jogos pelo clube inglês, 29 jogos pela Seleção Brasileira e disputou as duas últimas Copas do Mundo com a amarelinha.









