Apaixonada por todos os esportes!
36 - SICOOB
WERNER CONTABILIDADE - BANNER SITE
previous arrow
next arrow

Idoso de 81 anos sofre picada de cobra na cabeça em Indaial

por ECX Online

28 - TAK
6-NAVALHAS
40 - NAVALHAS GIRLS
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Enquanto atendiam uma ocorrência na rua Arthur Zarling, no bairro Warnow Alto, na noite de sábado (15), os bombeiros voluntários de Indaial foram abordados por uma mulher que relatou que um familiar havia sofrido uma picada de cobra na cabeça.

Ao avaliarem a vítima, os socorristas identificaram um ferimento na cabeça do homem, de 81 anos, com características semelhantes a uma picada de cobra, que, de acordo com os bombeiros voluntários, assimilava-se a de uma jararaca.

Após atendimento inicial, uma foto foi enviada ao CIATox/SC

O que fazer em caso de picada de cobra?

Os sintomas podem variar de acordo com a espécie da cobra. Em Santa Catarina, mais de 90% dos acidentes envolvem serpentes do gênero Bothrops, como jararacas, conhecidas pelo comportamento agressivo que leva à defesa em forma de bote sempre que se sentem ameaçadas.

Os sintomas mais comuns de picadas de cobra são:

 (Centro de Informação e Assistência Toxicológica). Em seguida, a vítima foi encaminhada ao Hospital Beatriz Ramos para cuidados médicos.

  • Edema;
  • Dor intensa;
  • Sangramentos consideráveis.

Já as picadas das serpentes do gênero Crotalus (cascavel) e Micrurus (coral-verdadeira) apresentam sintomas neurotóxicos, que podem resultar em insuficiência respiratória.

Segundo o alerta, Santa Catarina conta com unidades de saúde preparadas para oferecer tratamento específico, incluindo o soro antiveneno, fundamental na redução da mortalidade em acidentes com serpentes.

A Secretaria de Saúde também reforçou no alerta emitido os primeiros passos recomendados em caso de picada de cobra, sendo:

  1. Lavar o local da picada com água e sabão;
  2. Encaminhar a vítima ao serviço médico/hospitalar mais próximo;
  3. Se possível, tirar uma foto em boa resolução do animal que causou a picada, o que pode ser útil no diagnóstico e tratamento.

Assim que essas ações forem tomadas, é fundamental procurar um serviço de saúde rapidamente ou ligar para o CIATox/SC pelo 0800 643 5252.

 

30 - PROSAGI
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.