O Joinville fez valer o mando de campo e derrotou o Brasil de Pelotas por 1 a 0 neste domingo (1º), na Arena Joinville, encerrando a primeira metade da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro na liderança do Grupo A8, com 16 pontos somados. O gol do triunfo saiu dos pés de Júlio César, que entrou no segundo tempo e resolveu a partida aos 40 minutos da etapa final.
Joinville domina, mas tem dificuldades para concluir
O time catarinense começou o jogo em ritmo acelerado e quase balançou as redes logo no primeiro minuto: Keké recebeu bom passe de João Mafra e acertou o travessão. O domínio do JEC se manteve ao longo do primeiro tempo, com boas participações ofensivas de Juliano, Alisson Taddei e novamente Keké, mas a bola teimava em não entrar, parando nas mãos do goleiro Gabriel e nos obstáculos da trave.
O Brasil de Pelotas, por outro lado, teve pouca produção ofensiva e mal ameaçou a meta adversária. As tentativas de Alexiel e Alison Mira não surtiram efeito diante da solidez defensiva do Joinville.
Gol anulado e persistência recompensada
Na segunda etapa, o Joinville voltou pressionando ainda mais, e chegou a marcar com Brazion após confusão na área, mas o gol foi anulado por toque de mão. Apesar da frustração momentânea, o time não se abalou e seguiu buscando o gol com intensidade.
A insistência foi recompensada já nos minutos finais, quando Júlio César, que havia entrado no decorrer da etapa complementar, aproveitou uma falha de marcação da zaga adversária e finalizou com categoria para garantir os três pontos.
Situação na tabela e próximo confronto
Com a vitória, o JEC fecha o primeiro turno no topo do Grupo A8, enquanto o Brasil de Pelotas permanece na última posição, com apenas quatro pontos conquistados.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, dia 8 de junho, às 16h, no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), desta vez abrindo o returno da primeira fase da competição.