Mina clandestina de pedra queridinha dos arquitetos vira alvo da Polícia Federal em SC
por ECX Online
SANTA CATARINA – A Polícia Federal fechou uma mina clandestina de minerais como ardósia, uma pedra muito apreciada pelos arquitetos pela beleza rústica e preço mais acessível em comparação a outras. A exploração ocorria de forma ilegal em Trombudo Central, no Alto Vale, revelaram os investigadores.
A “visita” da PF e da Agência Nacional de Mineração ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), depois da autorização da Justiça Federal. O objetivo foi fiscalizar e apurar infrações penais relacionadas à usurpação de bens públicos da União, especificamente a exploração ilegal de recursos minerais e outros crimes ambientais.
Ou seja, a corporação recebeu denúncias de atividades de extração sem as devidas autorizações, permissões, concessões ou licenças necessárias. Além de violar leis ambientais, os responsáveis estavam lucrando sem pagar os impostos exigidos.
Ainda conforme a PF, o principal minério extraído eram as rochas folhelho, usadas na fabricação de cimento, telhas, jazidos, etc.
As equipes isolaram o local com fitas e lacraram maquinários, mas a investigação continua. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os empresários poderão ser enquadrados nos crimes de usurpação de bens da União e de atividades lesivas ao meio ambiente. As penas para esses crimes podem chegar a seis anos de detenção. Ninguém foi preso.