Polícia apreende em SC quadro com Hitler e outros objetos relacionados ao nazismo
Por Evandro Corbari
TIMBÓ –
A Polícia Civil apreendeu em Timbó, no Vale do Itajaí, objetos referentes ao nazismo, incluindo um quadro em que o ditador Adolf Hitler aparece como figura central. A ação policial ocorreu na manhã desta quinta-feira (2). O suspeito estava em viagem e não foi encontrado.
Além do quadro, a polícia apreendeu moldes para fabricação da águia sobre a suástica e de um busto de Hitler. Também foram achados objetos para fabricação de balas para armas de fogo.
De acordo com a lei número 7716/1989, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos com a suástica para divulgar o nazismo é crime. A pena prevista são dois a cinco anos de prisão, além de multa.
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, um homem de 44 anos que está em viagem de férias em Portugual. Conforme a Polícia Civil, ele fabricou os objetos e os colocou em dois contêineres, que estavam em um terreno no bairro Mulde Central.
O suspeito não tem antecedentes criminais e será intimado a depor quando for encontrado, disse o delegado responsável pelo caso, André Beckman.
A investigação é sobre uma empresa de artigos militares que faz vendas online. Ela estaria comercializando objetos com referência ao nazismo. Foi instaurado inquérito policial, que tem prazo de 30 dias para ficar pronto.
O Ministério Público de Santa Catarina também investiga o caso e aguarda a conclusão da Polícia Civil para tomar as medidas jurídicas cabíveis, informou o órgão.
ECX Online