Previsão de chuva “persistente e volumosa” deixa Vale do Itajaí em alerta
por ECX Online
CLIMA – Tão certo quanto a Oktoberfest em outubro são as chuvas que marcam o mês. Na semana em que a festa começa, a previsão é de volumes expressivos de precipitação em Blumenau e região, com risco de alagamentos, deslizamentos e até enchente, a depender do município. Para se ter uma ideia da quantidade, é esperado de quarta a sexta-feira (dias 9, 10 e 11) o acumulado para o mês inteiro apenas em Blumenau. O Estado fala em chuva “persistente e volumosa”.
A média histórica de chuva em Blumenau em outubro é de 136 milímetros, mostram dados do AlertaBlu — ou seja, 136 litros de água por metro quadrado. Entre quarta e sexta deve chover 130 milímetros na cidade. A previsão atualizada pelo mesmo órgão na manhã desta terça-feira (8) diz ainda que, a partir desta noite, há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas. Já a Defesa Civil estadual cita de “150 milímetros a 200 milímetros” de chuva em algumas áreas.
Já na quarta-feira (9), a instabilidade ganha força e a chuva fica persistente, com intensidade moderada a qualquer momento, principalmente entre a tarde e noite, o que deixa em dúvida a realização do primeiro desfile da festa mais alemã das Américas — a confirmação ocorre sempre uma hora antes do evento.
Entre a quinta (10) e sexta-feira (11), o cenário segue o mesmo, com a diferença que as chances de temporais isolados são maiores, o que traz mais risco de alagamentos. De quarta a sexta-feira, os volumes variam em torno de 130 milímetros, mas em alguns locais o acumulado pode ser maior.
Como a chuva também vai atingir toda Santa Catarina, o Alto Vale deve ser impactado de forma até mais expressiva que no Médio Vale, mostram os modelos e, por isso, o nível do Rio Itajaí-Açu deve aumentar. A Defesa Civil do Estado alerta para risco de enchente em cidades como Rio do Sul e Ituporanga (veja abaixo).
Tecnicamente, os sistemas que trarão chuvas para Blumenau são comuns para essa época do ano. Entre eles estão as áreas de baixa pressão aliadas ao fluxo de calor e umidade vindo do Norte do país, além da circulação marítima.
Enchente no Alto Vale
A Defesa Civil do Estado alerta que o risco é muito alto para deslizamentos e enxurradas nas áreas mais sensíveis do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul. Além disso, há possibilidade de transbordamento dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim em alguns pontos, especialmente no Alto Vale.
De acordo com os modelos hidrológicos da instituição rodados nesta terça-feira (8), o pico do nível dos rios será entre sexta e sábado (11 e 12). Em Blumenau e Taió, a altura pode atingir 7 metros, em Rio do Sul, 9 metros. Em Ituporanga, 4 metros. Já em Brusque, 5 metros. Isso significa que até o fim da semana, Rio do Sul e Ituporanga podem entrar em situação de enchente.
A Defesa Civil envia alertas de cheias e outros eventos extremos por SMS. Para receber, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.
Quando o sol volta?
No sábado (12), ao que tudo indica até agora, uma massa de ar seco deixará o tempo firme no município.