Representante de SC na Liga de Basquete Feminino corre risco de ficar fora após oito anos
por ECX Online
BASQUETE – Representante de Santa Catarina da Liga de Basquete Feminino, o Blumenau pode ficar fora da principal competição da modalidade após oito anos consecutivos de presença confirmada.
A equipe é um dos destaques do basquete catarinense e, de acordo com o presidente do Basquete Feminino Blumenau, Márcio Darolt, corre contra o tempo para fechar com novos parceiros para atingir o orçamento necessário para manter a equipe ao longo da competição e para a inscrição.
— Nós tivemos perdas de patrocinadores de alguns maiores e outros menores, além da redução de outros que continuam nos ajudando, mas diminuíram a contribuição. Atualmente, atingimos pouco mais de 80% do valor necessário para a participação da Liga Nacional. A inscrição vai até sexta-feira e, dentro deste cenário, não vamos participar. Estamos realizando reuniões nos últimos meses e buscando alternativas, mas ainda não atingimos o valor necessário para ter uma segurança de assumir esse compromisso — explica Márcio Darolt.
Segundo o Blumenau, o custo para a participação é de R$ 800 mil para custear os salários e outras despesas ao longo da Liga de Basquete Feminino que acontece entre fevereiro e agosto. No entanto, o clube ainda precisa de R$ 120 mil para fechar o orçamento.
Ao longo dos últimos anos, a equipe catarinense teve o seu auge na edição de 2021. Na ocasião, terminou a primeira fase em 7º lugar com 18 pontos. No entanto, surpreendeu nos playoffs e conseguiu o vice-campeonato. Já em 2024, caiu nas quartas de final, além do 2º lugar no Campeonato Catarinense.
— Vai ser triste se encerrar o ciclo de boas campanhas. O auge foi em 2021 com o vice-campeonato e com orçamento 60% menor comparado ao da equipe campeã. Mesmo com a redução, fizemos boas campanhas e sempre entre 4º e 6º lugar. Agora, cominuamos buscando mais patrocinadores que viabilizem a participação na próxima Liga — complementa Márcio Darolt.
A Federação Catarinense de Basquete (FCB) explica que oferece um apoio financeiro para as equipes que participam das ligas nacionais, como é o caso do Blumenau, desde 2016. Além disso, aponta que auxilia os clubes de outras maneiras.
— Temos um limite de capacidade, já que atendemos a 48 clubes filiados pagando toda a arbitragem, infraestrutura, bolas e outros custos relacionados à temporada estadual, inclusive com assessoria de captação de recursos. Já tivemos reuniões com Blumenau, nosso apoio está mantido e esperamos que a equipe conquiste outros apoiadores para representar Santa Catarina mais uma vez, como tem feito muito bem nos últimos anos — complementa o presidente da FCB, Fabio Deschamps.