COVID 19 – Ao menos 204 cidades de Santa Catarina não registraram mortes por Covid-19 em novembro, segundo dados do Painel Coronavírus desta segunda-feira (6). O número representa 69,15% dos municípios catarinenses. É como se, a cada três cidades, duas não tivessem óbitos causados pela doença no último mês.
Em novembro, no total, o Estado registrou 284 mortes, sendo o mês com o menor número de vítimas de coronavírus desde setembro do ano passado. Santa Catarina registrou ainda a semana com o menor número de óbitos no ano, até o momento: 47, entre os dias 21 e 27 de novembro.
Se comparado a outubro, houve um crescimento de 2% no número de cidades sem mortes em Santa Catarina: passou de 200 para 204. Entre os destaques, estão Gaspar, no Vale do Itajaí, e Biguaçu, na Grande Florianópolis, as duas únicas cidades entre as 25 mais populosas do Estado que não tiveram óbitos nos últimos 30 dias.
Outro dado do painel que chama atenção é que 135 cidades do Estado, como São Joaquim e Garuva, estão sem registrar mortes há pelo menos dois meses. O número representa 45,76% dos municípios catarinenses.
Idosos continuam sendo as principais vítimas
No último mês, 91 cidades registraram óbitos em SC. Joinville, no Norte do Estado, continua sendo o município com o maior número de mortos para a Covid-19 em um mês, apesar de registrar uma queda de 39% em relação a outubro. Em novembro, foram 42 vítimas. Em seguida, vêm Blumenau (17) e Itajaí (15).
A capital Florianópolis terminou novembro com 12 mortes – uma queda de 57,14% em relação a outubro, quando a cidade teve 28 óbitos.
Entre as mortes no Estado, 209 foram de idosos – com 60 anos ou mais -, sendo a faixa etária entre 70 e 79 a com o maior número de vítimas no últimos mês (93). Já a vítima mais jovem foi um rapaz de 23 anos em Rio Negrinho, no Planalto Norte. Além disso, das 284 vítimas, apenas seis não estavam internadas.
NSC








