Técnico português e destaque ribeirinho: Conheça o GAS, adversário do Brusque na Copa do Brasil
por ECX Online
COPA DO BRASIL – O Brusque estreia nesta quarta-feira pela Copa do Brasil 2024. O adversário da primeira fase será o Grêmio Atlético Sampaio-RR, que também é conhecido como GAS, que faz o seu jogo oficial após nove meses.
Atual vice-campeão estadual, o GAS é da cidade de Boa Vista, de Roraima, e foi fundado por Agenor Sampaio em 11 de junho de 1965, ou seja, 58 anos atrás.
Apesar das mais de cinco décadas de história, o Grêmio Atlético Sampaio nunca venceu o campeonato estadual, mas conta com pelo menos cinco vice-campeonatos, sendo os dois últimos em 2020 e 2023.
Além disso, também disputou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2021, mas, atualmente, está sem divisão nacional.
Técnico português no comando do GAS
O técnico do GAS é o português Paulo Jorge Diogo Morgado, de 49 anos. Antes da chegada ao Leão Dourado, ele passou pelas divisões de base de times do seu país como, por exemplo, o Belenenses.
Morgado chegou ao Brasil em 2011 para comandar o iIo Negro-AM. Desde então, passou por diversos clubes do Amazonas e marcou história ao ser o primeiro treinador da história do Manaus em 2013.
Para ficar de olho
A atual diretoria manteve 15 atletas que participaram do vice-campeonato estadual de 2023. Entre os atletas de destaque, está o experiente goleiro Katê, 31 anos, que é um dos remanescentes da última temporada.
Além dele, outro jogador para ficar de olho é o atacante Raylson, 23 anos, que chegou ao clube ainda em janeiro de 2023 e é considerado uma promessa do interior de Roraima. A sua história também se destaca.
— Ele faz a fumaça na defesa adversária, pois é de velocidade. Ele é um jogador ribeirinho, que nasceu no interior de Caracaraí, no Sul do Estado. Para chegar em Boa Vista no início da temporada, precisou atravessar seis horas de barco até a sede da sua cidade para conseguir se deslocar para Boa Vista — explicou Ivonisio Lacerda Júnior, do ge Roraima.
Enquanto o Brusque entra para o segundo mês de jogos oficiais, o GAS não joga desde a decisão do Campeonato Roraimense de 2023, que aconteceu no dia 17 de maio contra o Real, ou seja, o confronto contra o Quadricolor marca a abertura da temporada para o Leão Dourado.