Três anos de saudade, de lembranças, de recordações, três anos da tragédia no Ninho do Urubu
Por Evandro Corbari
FUTEBOL – A exatamente três anos, o Brasil e o mundo choravam a perda de 10 grandes atletas, filhos, jovens, crianças. Para os indaialenses, a perca foi ainda maior, principalmente para a família Pisetta.
Torcedor, e na época realizando um sonho, vestir as cores do seu time de coração. Aliás, time do coração da maioria dos familiares.
Em uma improvável Sexta feira (08), uma notícia triste chegava até os lados de Santa Catarina, a perda precoce de Bernardo.
”Toda a história da Imigração trentina no Brasil teve início há mais de 140 anos. Da comuna de Albiano, em Trento, norte da Itália, seduzidos pela promessa de riqueza e fartura e com o sonho de “fazer a América”, juntaram-se com outros compatriotas os PISETTA, que compartilhavam da mesma esperança. Após 44 dias de viagem, o navio deu entrada no porto do Rio de Janeiro em 28 de Janeiro de 1885. De lá, os PISETTA deslocaram-se para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. BERNARDO PISETTA (Indaial, 2005 – RJ, 2019) fez o caminho inverso. Do Vale do Itajaí, retornou ao Rio. Com o sonho de ser goleiro chegou a categoria de base do Clube de Regatas Flamengo. Tímido, costumava só falar mais abertamente sobre as experiências nos gramados e as ambições de ser jogador quando perguntado. Começou a jogar no campo da Associação Unidos, no bairro Tapajós, em Indaial – SC, ao lado da escola em que a mãe trabalhava como professora. O sonho acabou naquela manhã em 2019”
Para os ”Goleiros Guerreiros” (grupo de goleiros de Indaial), o menino Bernardo será eterno, e estampa a camisa de treino, que todo ano é refeita em homenagem.

Para a família, um pouco de conforto, ao passar pela Praça Bernardo Pisetta, que fica no Bairro Tapajós em Indaial.
Uma homenagem da atual administração Municipal, que revitalizou todo o espaço e resolveu deixar na memória de todos, essa importante figura do esporte indaialense.

Um dia, uma manhã, uma data marcada na memória dos amantes do esporte…!
Evandro Corbari / ECX Online








