Apaixonada por todos os esportes!

Ambev sinaliza interesse na disputa pela cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau

Por Evandro Corbari

WERNER CONTABILIDADE SITE 2025 topo
ECX PARCEIRO RODAPÉ
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Nenhuma empresa apresentou proposta para concorrer ao posto de cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau, mas o resultado deserto da licitação nesta quarta-feira (15) não significa total desinteresse do mercado pela festa. Ao menos uma gigante do setor se movimentou nos bastidores nos últimos dias: a Ambev, que participou do evento até 2014 com a Brahma.

Representantes da companhia chegaram a ir à prefeitura na manhã desta quarta-feira, mas não formalizaram apresentação de proposta. No início do mês, a Ambev solicitou esclarecimentos sobre a licitação – foi a única –, acompanhado de um pedido de impugnação do processo. Na prática, a Ambev contestou algumas exigências previstas na disputa e reivindicou ajustes no edital.

Se elas fossem acatadas, passaria a correr novo prazo para o recebimento das propostas – alongando o certame. O município, no entanto, não concordou com os apontamentos e manteve a data original, esta quarta-feira.

A discórdia

A Ambev alegou que o edital tem “relevante inconsistência, que dificulta a formulação de propostas por eventuais cervejaris interessadas”. O principal ponto de discórdia está na obrigação da construção de um boulevard na Vila Germânica e do Museu da Oktoberfest. A empresa sustentou que uma cervejaria não teria expertise para atender a essas exigências.

“As aludidas obrigações de construção dos equipamentos públicos devem constar de edital(is) próprio(s) voltado(s) a selecionar empresas do ramo, ainda que tais empresas possam auferir recursos, a título de patrocínio, com parceiros para financiar os projetos”, escreveu a Ambev.

A empresa também contestou os valores apontados para a construção dos dois espaços. Apresentou três cálculos que sugerem que os investimentos exigidos seriam maiores do que os estabelecidos em edital. A prefeitura considerou os orçamentos superficiais e respondeu que os custos são preliminares e ainda podem sofrer alterações.

Interesse

Mesmo que o pedido de impugnação não tenha sido atendido, os questionamentos feitos pela Ambev – outros pontos incluíram aspectos relacionados à gestão financeira e concorrência com outras cervejarias – são um indicativo do interesse da cervejaria em retornar à Oktoberfest e um sinal de que ela pode voltar ao cenário quando a licitação for relançada. A coluna já havia antecipado esse movimento em 2019, quando uma diretora da companhia esteve em Blumenau para visitar a festa.

NSC

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.