Blumenau é superado por Santo André-SP e estreia com derrota na Liga de Basquete Feminino
por ECX Online
BASQUETE – A equipe de Blumenau deu o primeiro passo na longa caminhada que tem na disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF). A estreia não foi bem do jeito que o torcedor imaginava. A equipe comandada pela técnica Bruna Rodrigues abusou dos erros e viu um adversário implacável nos arremessos de longa distância na noite desta quinta-feira (9) no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. Foi dessa forma que o Santo André-SP superou as blumenauenses por 62 a 45 na estreia das equipes na edição 2023 da LBF.
O grande nome do jogo foi a ala-pivô Glenda Cruz. A jogadora do time de Santo André-SP deixou a quadra com 16 pontos, oito rebotes e cinco assistências. Pelo lado de Blumenau, o destaque ficou com a ala Leila Zabani, que anotou 14 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu sete assistências.
A técnica do time de Blumenau, Bruna Rodrigues, diz que o time sentiu a falta de entrosamento e o desfalque de atletas que não puderam jogar, como foi o caso da ala-pivô Kawani.
– A nossa eficiência não foi boa, porque tivemos dificuldades em fazer as movimentações. Agora, é recuperar as atletas, treinar e fazer os ajustes necessários. A liga está só começando – comentou a treinadora.
O jogo
O time do ABC paulista começou com tudo. Com os arremessos certeiros de Tássia na linha de 3 pontos, as visitantes abriram 8 a 2 nos três minutos iniciais de jogo. Demonstrando muito nervosismo, o time de Blumenau forçou erros no ataque e viu as adversárias abrirem vantagem. Após um pedido de tempo da técnica Bruna Rodrigues, o time da casa manteve os erros e terminou o 1º quarto em desvantagem no placar: 18 a 6 para Santo André-SP.
O 2º quarto começou com roteiro parecido. Mais equilibrado, o time paulista construía boas tramas ofensivas e mantinha vantagem no placar. As blumenauenses, por sua vez, forçavam os arremessos de longa distância, que teimavam em tocar no aro e sair. O cenário mudou a partir de um arremesso convertido pela armadora Maria Albiero. As donas da casa conseguiram se organizar e reduziram a desvantagem para seis pontos: 20 a 14.
Entre erros e acertos dos dois lados, o jogo seguiu equilibrado e nos minutos finais do período, as blumenauenses reduziram a desvantagem. As paulistas foram para os vestiários no intervalo à frente no placar: 25 a 20.
Agora, as blumenauenses arrumam as malas e embarcam para disputar dois jogos fora de casa, no interior paulista. O primeiro compromisso será no dia 19, contra o Sesi, em Araraquara (SP). Dois dias depois, elas viajam até Catanduva (SP), onde enfrentam as donas da casa. O próximo jogo da equipe em Blumenau está previsto para o dia 31 de março. As blumenauenses recebem o Campinas-SP, às 19h, novamente no Galegão.








