Blumenau encaminha solução para o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja
por ECX Online
BLUMENAU – A prefeitura de Blumenau tem um “plano A” definido para viabilizar o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja na cidade em 2025. A ideia inicial do município, apurou a coluna, é delegar a organização dos eventos a entidades ligadas ao ramo cervejeiro. Isso seria possível por meio de uma contratação direta na modalidade de inexigibilidade, prevista em lei para situações em que entende-se que uma concorrência em licitação não seria necessária, considerando a natureza do objeto.
O martelo só não está batido oficialmente ainda porque a possibilidade está sendo alvo de uma análise jurídica mais cautelosa, para saber se a alternativa teria ou não embaraços do ponto de vista legal. A expectativa, porém, é que uma decisão seja anunciada nos próximos dias. Há certa pressa em resolver o assunto devido ao aperto no calendário, já que os eventos estão programados para o próximo mês de março e é preciso agir em ações promocionais.
Se este cenário se confirmar, a principal candidata a organizar o Concurso Brasileiro de Cervejas, apurou a coluna, é a Escola Superior de Cerveja e Malte, notadamente reconhecida pela formação de profissionais no setor. Ela ainda teria a colaboração de uma associação de cervejeiros para formatar o festival, que é aberto ao público.
Tanto o concurso quanto o festival estão no centro de uma disputa por “paternidade”. Nos últimos anos, os eventos foram organizados pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que recentemente anunciou que vai levá-los para Balneário Camboriú. A prefeitura, por outro lado, diz ser a dona das marcas e bancou a realização das programações em 2025.