Caminhoneiros bloqueiam base de distribuição de combustíveis em Itajaí
Por Evandro Corbari
ITAJAÍ – Manifestantes bloquearam no começo da manhã desta quinta-feira (9) a base de distribuição de combustíveis em Itajaí, responsável por abastecer os postos de toda a região. O fechamento atrelado à busca desenfreada por combustíveis resultou no aumento no número de postos que estão sem gasolina no Vale do Itajaí.
Até a noite desta quarta-feira (8), quatro dos 130 estabelecimentos de Blumenau e região estavam sem combustível. Na manhã desta quinta-feira (9), a quantidade é maior. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau (Sinpeb), Júlio César Zimmermann, explica que a entidade está atualizando o número e que a preocupação é pelas próximas horas.
— Se a base continuar fechada e a procura seguir alta, a partir de amanhã o desabastecimento será total — alerta o presidente.
O setor jurídico do sindicato entrou com um pedido de liminar para obrigar o bloqueio formado diante da base em Itajaí, no bairro Itaipava, assim que soube da ação, no começo da manhã. Se a Justiça aceitar o pedido, os caminhões devem sair escoltados do local. Nesta manhã, fila de caminhões se formou diante da base. Com faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), manifestantes bloquearam a passagem dos veículos maiores.
A manifestação dos caminhoneiros começou na terça-feira (7), com apoio do presidente Jair Bolsonaro. Na pauta, questões antidemocráticas e inconstitucionais, como a destituição de ministros do STF e voto impresso.
NSC